A Via Láctea está a ser empurrada pelo universo fora por uma força invisível, sugere um estudo publicado na Nature. É essa força que permite que a nossa galáxia viaje e acompanhe o universo em expansão. Esta teoria permite explicar porque é que a Via Láctea se tem movido a uma velocidade relativamente alta, um comportamento que os cientistas já tinham observado há 30 anos: “Encontramos um vazio exatamente na direção oposta” ao do movimento da galáxia, o que sugere “um empurrão no sentido de uma falta de atração”, explicou à BBC Brent Tully, um dos autores do estudo.

Há muito que os cientistas acreditam que a Via Láctea está a ser atraída para uma área rica em galáxias a 750 milhões de anos-luz de distância. A essa área, os astrónomos chamam Concentração de Shapley. Apesar de as galáxias se estarem a afastar umas das outras por causa da expansão do espaço, elas atraem-se através da força de gravidade. Essas atrações “causam movimentos desviantes”, que as levam com maior probabilidade para regiões de alta densidade do que para regiões de baixa densidade.

No caso particular da Via Láctea, os astrónomos acreditam que ela não está apenas a ser puxada para essa região (numa atração que conseguiram observar através de modelos tridimensionais com a ajuda de telescópios), mas que também está a receber um empurrão vinda das suas costas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR