Civis foram “provavelmente” mortos num ataque dos Estados Unidos no Iémen, no fim-de-semana, e crianças podem estar entre as vítimas, disse na quarta-feira o Comando Central do exército norte-americano. O ataque de 29 de janeiro contra a Al-Qaeda na Península Arábica atraiu atenção porque um membro das forças de operações especiais da Marinha dos Estados Unidos foi também morto e vários outros membros ficaram feridos naquela que foi a primeira operação deste tipo autorizada pelo Presidente Donald Trump.

Um dirigente provincial do Iémen tinha anteriormente dito que 16 civis morreram no ataque – oito mulheres e oito crianças – mas o Comando Central dos Estados Unidos (CENTCOM, na sigla inglesa) não disponibilizou números. “Uma equipa designada pelo comandante da força operacional concluiu, lamentavelmente, que civis não combatentes foram provavelmente mortos num tiroteio durante um ataque no Iémen a 29 de janeiro. Os mortos podem incluir crianças”, disse o CENTCOM, em comunicado.

A morte dos civis parece ter acontecido quando um avião norte-americano foi chamado para ajudar os comandos, quando estes conduziam o ataque de madrugada que os oficiais norte-americanos disseram ter morto 14 membros da Al-Qaeda na Península Arábica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR