As Finanças emitiram um alerta público sobre falsos emails que estão a ser enviados em nome do Fisco, nos quais pedem aos contribuintes que regularizem supostas dívidas fiscais. Na mesma mensagem, é pedido que se descarregue um ficheiro com conteúdo malicioso.

Na nota publicada no Portal das Finanças, a Autoridade Tributária explica que como objetivo “convencer o destinatário a descarregar um ficheiro com conteúdo malicioso”, levando-o assim acreditar que, ao fazer o download desse mesmo ficheiro, pode regularizar a sua situação com as Finanças. Nesta mesma nota pode ver o exemplo de um desses emails que o Fisco denuncia.

Esta técnica fraudulenta, conhecida como ‘phishing’, encaminha os utilizadores para uma página ou informação falsas que simula o grafismo e informações da página real. “Em caso algum deverá efetuar essa operação”, avisam as Finanças. Nos emails falsos que têm sido denunciados pelos contribuintes é explicado que se está a atualizar a lista de devedores. As Finanças recomendam ainda aos contribuintes que leiam o folheto informativo sobre segurança informática, disponibilizado online.