Cinco portugueses foram resgatados de naufrágio nas Astúrias

Um barco de pesca galego naufragou, esta sexta-feira à tarde, nas Astúrias, norte de Espanha. Na embarcação seguiam 12 tripulantes, cinco dos quais portugueses, que já estão a salvo.

i

@salvamentogob/Twitter

@salvamentogob/Twitter

Um barco de pesca naufragou, esta sexta-feira à tarde, acerca de 50 milhas a norte da costa de Navía, nas Astúrias, norte de Espanha. Na embarcação seguiam 12 tripulantes, cinco dos quais portugueses, que já foram resgatados.

Estão todos bem. Apresentavam sintomas de hipotermia e estão no hospital apenas por precaução”, afirmou o responsável pelo consulado de Portugal em Léon, Eduardo Pereira.

Os cinco pescadores portugueses são naturais de Caxinas, Vila do Conde, e está previsto que regressem a Portugal amanhã, sábado. “Os pescadores estão bem, já falaram com as famílias e tudo indica terão alta sábado de manhã para regressarem a Portugal de imediato. Da parte da tarde já estarão em casa”, afirmou José Festas, presidente da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, de Vila do Conde.

O alerta foi dado pelas 15h30 e alguns tripulantes conseguiram, logo, saltar para os botes salva-vidas. As buscas pelo resto da tripulação envolveram vários meios, três embarcações e três helicópteros. Sete dos tripulantes foram transportados para o porto de El Musel, nas Astúrias, e os outros cinco para o porto de Viveiro, na Galiza.

A embarcação de atum “Gure Uxua” foi construída em 1997 — com cerca de 19 metros de comprimento — e em dezembro do ano passado foi rebocado pela guarda costeira espanhola após problemas com o motor.

Recomendamos

Populares

Últimas

A página está a demorar muito tempo.