vendas-provisorias-de-ligeiros-janeiro-2017Os consumidores nacionais continuam a investir em carros novos, com o mercado português a assistir à comercialização de 15.029 viaturas novas, mais 7,8 % do que em período homólogo de 2016, sendo de destacar o crescimento de 26,3% das vendas de comerciais ligeiros.

A notícia é um bom sinal para a economia e dá provas de confiança por parte do consumidor, mas se as vendas cresceram, já em matéria de ranking das vendas verificou-se algo raro de acontecer, com a Renault e a Peugeot a partilharem o primeiro lugar entre os mais vendidos. Transaccionando exactamente 1.475 unidades, que pressupõe um incremento nas vendas de 34,6% para a Renault e de 11,3% para a Peugeot, face a Janeiro de 2016, os construtores gauleses dominaram o primeiro mês de 2017, com outra surpresa a chegar-nos pela mão da Mercedes, que transaccionou 1.441 veículos, o que lhe assegurou a 3.ª posição da tabela e a liderança do segmento de luxo, colocando-se a apenas 34 automóveis dos melhores generalistas.

A BMW é quarta marca mais vendida, à frente da Volkswagen, cujo anúncio para breve do lançamento de um Golf revisto não ajuda nas vendas e explica a ultrapassagem de que foi alvo por parte da Mercedes e BMW (ver a tabela de vendas em Janeiro aqui).

Clio é rei entre os utilitários

No que respeita à venda de veículos novos, o Renault Clio é quem mais ordena. Recorrendo aos dados de 2016, os mais recentes entre os disponibilizados pela ACAP, relativos a modelos e versões, é fácil constatar que o utilitário francês comercializou 11.494 unidades, quase o dobro das vendidas pelo segundo classificado. Este valor é ainda mais impressionante se considerarmos que o modelo introduziu um restyling em Setembro, o que obviamente não ajudou à vendas nos meses anteriores ao refrescamento da gama, sem que isso o impedisse de brilhar de forma esmagadora. Eis o top 10 dos utilitários que merecem a preferência dos condutores nacionais:

10 fotos

Familiares compactos? Mégane é que é

Depois de vencer entre os utilitários, a Renault repete a proeza nos familiares compactos, veículos com menos de 4,5 metros e um espaço muito razoável no habitáculo e na mala. O mais vendido neste que é o segmento mais importante na Europa e o segundo mais volumoso em vendas em Portugal, foi o Mégane, que conquistou 6.503 clientes com cerca de 700 unidades de vantagem sobre o segundo mais vendido. Mais uma vez, é de salientar que o carro francês liderou apesar de apenas ter introduzida a versão Sport Tourer praticamente no último trimestre. Veja na fotogaleria quem foram os mais vendidos neste segmento:

10 fotos

SUV compactos. Só dá Captur

É dos segmentos que mais cresce e onde todos os construtores querem estar representados. Ou melhor, têm de estar representados, pois o SUV compacto é o veículo que concilia a versatilidade das carrinhas concebidas com base nos utilitários com o aspecto robusto, quase aventureiro – em ponto pequeno, é claro – dos SUV.

E este é mais um segmento em que a Renault foi líder, desta vez com o Captur. Com 5.633 unidades vendidas, o mais pequeno dos SUV da marca francesa – que agora já reforçou a oferta com o Kadjar –, foi o mais popular do segmento, ceptro que acumulou com o facto de ter sido o SUV mais vendido em Portugal, à frente do Nissan Qashqai, que obviamente pertence a um outro segmento. O adversário que mais de perto seguiu o Captur comercializou menos 1.400 veículos, o que é uma diferença considerável. Encontra aqui o ranking dos mais populares:

6 fotos

Qashqai continua o maior

Criou há muito o segmento dos SUV médios e, desde então, nunca ninguém lhe colocou a liderança em causa. Este é um resumo da carreira do Nissan Qashqai em Portugal. E na Europa também. Com 5.081 unidades vendidas, o Nissan é bom, bonito e barato, o que explica que venda mais do dobro do melhor concorrente.

Mas este domínio, que já foi maior, está condenado a continuar a reduzir-se, uma vez que todos os anos aparecem mais concorrentes, todos eles dispostos a retirar, para si, uma fatia de um dos segmentos que mais cresce no que respeita às vendas. Cá e lá fora. Descubra na fotogaleria quem são os adversários que o SUV japonês, construído na Europa, tem à perna:

9 fotos

Pode ver aqui a lista dos modelos mais vendidos em Portugal em 2016.