A revelação foi feita por Luca di Meo, CEO da Seat. Segundo avança o Automotive News Europe, a marca espanhola estará a rever a sua estratégia de produto e poderá mesmo lançar um modelo totalmente eléctrico já em 2019.

A confirmar-se esta possibilidade, caberia à casa de Martorell, e não à própria Volkswagen – como seria de esperar – a comercialização do primeiro automóvel desenvolvido com base na nova plataforma modular MEB do conglomerado germânico, especialmente desenvolvida para automóveis de propulsão eléctrica (isto porque é sabido que a versão de produção do protótipo I.D. da Volkswagen, revelado no último Salão de Paris, só estará pronta em 2020). Algo que não seria inédito, e aconteceu já, por exemplo, com o novo Ibiza, recém-apresentado à imprensa, que estreia a plataforma MQB A0 que também estará na génese do futuro Volkswagen Polo.

O desenvolvimento da plataforma MEB já está concluído, o que permite às marcas do conglomerado germânico começarem a trabalhar em novos modelos eléctricos

Esta alteração de rumo dever-se-á, em boa parte, à expectável redução de custos proporcionada por esta solução, que permitiria à Seat propor um veículo deste género a um preço condicente com a idade média (45 anos, contra os 54 anos das suas principais rivais), e respectivo poder aquisitivo, da sua base de clientes. Outra vantagem daqui decorrente para o fabricante espanhol seria uma redução importante e imediata das suas emissões de CO2, essencial para poder cumprir as novas normas ambientais impostas pelas autoridades europeias, e bem mais difícil de alcançar com soluções híbridas convencionais, ou mesmo plug-in.

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