Os chefes das diplomacias dos 28 reúnem-se esta segunda-feira em Bruxelas para debater a situação na Ucrânia, Líbia, Egito e o Processo de Paz no Médio Oriente. Portugal está representado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

A reunião será presidida pela Alta Representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Federica Mogherini, que nas suas notas introdutórias abordará as prioridades da UE nos vários fóruns internacionais de Direitos Humanos durante o ano de 2017; o Diálogo entre Belgrado e Pristina; a situação na Síria; e o Azerbaijão, no âmbito da visita que o Presidente azeri realiza esta segunda-feira a Bruxelas.

De manhã, o Conselho manterá um debate sobre a Ucrânia, em que avaliará os progressos da agenda de reformas e fixará os objetivos da UE para o seu relacionamento com o país em 2017, incluindo o apoio ao Processo de Normandia. Seguir-se-á uma troca de impressões sobre a situação na Líbia, também no âmbito da sua ligação à temática das migrações.

Ao almoço, os ministros debruçar-se-ão sobre a situação no Egito, com especial destaque para as reformas em curso e a cooperação nos domínios do combate ao terrorismo e das migrações. À tarde, os ministros debaterão o Processo de Paz no Médio Oriente, no seguimento da Conferência de Paris e da anterior reunião do Conselho, em janeiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR