São já vários os casos de violência policial contra os negros nos Estados Unidos. Como resposta, em jeito de campanha de sensibilização, foi partilhado um vídeo, esta segunda-feira, que mostra pais negros a ensinar aos filhos como lidar com a polícia. “Porque é que um agente da polícia assumiria que fizeste algo mau?” pergunta uma mãe. “Talvez pela minha cor de pele“, responde uma jovem à beira das lágrimas.

Alguns pais admitem já ter sido mal tratados pela polícia, até mesmo em crianças, e contam as suas histórias explicando às crianças e jovens que existem “polícias maus” para os quais os negros são um alvo. “O mundo nem sempre vai ser justo convosco”, diz uma mãe. Para evitar problemas, os pais ensinam aos filhos como agir se forem abordados pelas autoridades.

O truque, segundo os adultos, é manterem-se calmos, não questionar ordens — “Tu és negro. Não podes simplesmente dizer-lhes ‘eu não sei’ ” –, fazer tudo o que lhes disserem e sair “dali” o mais rápido possível (“Faz o que puderes para voltar para mim”). E nunca esquecer que merecem respeito.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As crianças, de diferentes idades, prestam toda a atenção e emocionam-se por diversas vezes. Uma menina de oito anos, por exemplo, treina em casa com o pai o que deve fazer caso seja interpelada pela polícia: Coloca as mãos no ar, diz o seu nome e idade, e garante não ter nada que os possa magoar. O pai conta que foi algemado e levou um choque de taser da polícia por algo que nem lhe dizia respeito enquanto passeava pelo centro comercial. A menina ao ouvir aquilo começa a chorar. “Estou bem, estou vivo. Posso ver-te todos os dias”, responde o pai.

No final, os pais são questionados sobre o que diriam à polícia. “Aprendam sobre pessoas, aprendam sobre os seus problemas”, pede um pai. “Treinem para lidar com a diversidade” acrescenta uma mãe.

Em 2013 um negro morreu durante uma operação policial Baltimore. Em novembro do ano passado um jovem negro foi morto a tiro (com 16 disparos) por um polícia branco, caso que chocou o mundo e alertou para a discriminação policial. Já no início deste ano, a Polícia de Chicago foi acusada de usar “força excessiva” contra afro-americanos e latinos, depois de se descobrir que interrogava e agredia suspeitos em instalações secretas.