A vida entre as ondas do mar está na genética portuguesa. Apesar da nossa identidade como povo se confundir com o ir e vir do mar na costa, é preciso chegar a 1892 para encontrar o primeiro documento de análise às atividades piscatórias em Portugal. Chamava-se “Estado actual das pescas em Portugal” e foi escrito pelo comandante António Baldaque da Silva, militar muito dedico à oceanografia e biologia.

Sessenta anos depois, o fotógrafo Horácio Novais foi ilustrar aquilo de que o comandante havia escrito. Depois de ter aberto um estúdio onde passou a trabalhar a título independente – até 1931 era fotojornalista no jornal O Século -, passou a dedicar-se a projetos para vários meios de comunicação social. Um desses projetos levou-o até às praias do Cais da Ribeira, em Lisboa, da Ericeira e da Nazaré para fotografar a venda do peixe, a recolha dos barcos, o restauro das redes, as juntas de bois que ajudavam os pescadores, as festas junto ao mar e os barcos atracados nos portos.

As imagens foram disponibilizadas ao Observador pela Fundação Calouste Gulbenkian através da sua Biblioteca de Arte. Mas antes já tinham sido publicadas por sites como o Mashable e deslumbrado o mundo. Veja 32 fotos na fotogaleria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR