Um grupo de cientistas da Universidade de Bristol descobriu o fóssil de um molusco a partir do qual podem ter evoluído as lesmas, os caracóis, as lulas e outros moluscos do mar. A Calvapilosa kroegeri, que viveu há 480 milhões de anos, tem espinhos distribuídos pelo corpo inteiro e uma concha a proteger a zona da cabeça. Tem ainda uma estrutura exclusiva dos moluscos que funciona como uma língua e 125 filas de dentes na boca. Os cientistas acreditam que estão a olhar para o fóssil de um animal muito semelhante àquele que deu origem a todos os moluscos que já passaram pela Terra.

De acordo com o estudo publicado na revista Nature, este animal tinha 12 centímetros e recebeu aquele nome por causa da concha coberta de pêlos que tinha na cabeça e como homenagem a Björn Kröger, o paleontologista que encontrou o seu fóssil numa rocha proveniente de Marrocos que estava na coleção da Universidade de Yale. Esta não era a primeira vez que os cientistas viam o fóssil deste “pai” das lulas, mas foi a primeira vez que tiveram oportunidade de analisar o primeiro fóssil completo.

Este molusco preenche muitos espaços em branco que os cientistas ainda não tinham preenchido na compreensão de outros fósseis que já tinham encontrado. Como puderam estudar mais pormenorizadamente as características do fóssil do Calvapilosa kroegeri, descobriram que havia fósseis de outros animais que nunca tinham sido categorizados antes e que afinal são como “primos” deste molusco. Por exemplo, sabemos agora que o género Halkieria — seres com duas estruturas semelhantes a conchas que ainda não tinham sido completamente compreendidas — são mesmo moluscos muito antigos. As respostas que agora têm permitem completar melhor a linha do tempo que mostra a evolução deste tipo de animais desde há milhões e milhões de anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR