Dezenas de mulheres protestaram em Buenos Aires semi-nuas para exigir o direito de apanhar sol em topless, após terem sido expulsas de uma praia pela polícia, dá conta o The Guardian. Com o argumento de que deveriam ser encaradas de igual forma aos homens, as mulheres, com slogans pintados no corpo e de cartazes em punho, gritavam: “Os únicos seios que incomodam são aqueles que não estão à venda”.

Outros protestos menores já tinham ocorrido no país nas últimas semanas, motivados pelo facto de ainda não ser claro se realmente as mulheres podem ou não fazer topless em praias públicas.

Em contrapartida, a polícia admitiu que existe uma lei no código penal que proíbe “situações obscenas”, como forma de justificar a retirada das mulheres naquela praia. No entanto, pelo menos um juiz considerou que fazer topless não pode, nem é, considerado um crime.

A manifestação no centro de Buenos Aires surge no seguimento dos protestos de dezenas de milhares de argentinos contra a violência sexual, rapto e morte de uma jovem de 16 anos, no final do ano passado. Perante estes acontecimentos, os manifestantes salientaram que aquilo que se passou na praia transmite o exemplo da desigualdade social entre homens e mulheres na Argentina.

Veja na fotogaleria algumas imagens dos protestos em topless.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR