Cabo Verde quer o apoio das Canárias para classificar o antigo Campo de Concentração do Tarrafal, no interior da ilha de Santiago, a Património Mundial, cuja lista indicativa já foi submetida à UNESCO.

O desejo foi manifestado pelo ministro da Cultura e das Indústrias Criativas cabo-verdiano, Abraão Vicente, após um encontro com uma delegação das Canárias que está de visita a Cabo Verde.

“A ideia é primeiro qualificar Cidade Velha como uma espécie de parque arqueológico, à semelhança do que existe nas Canárias, e termos assessoria técnica necessária para o processo de classificação do campo de concentração a património da humanidade”, projetou o governante, citado pela Inforpress.

O campo do Tarrafal, inaugurado em outubro de 1936, foi inspirado nos campos de concentração nazis, e nele morreram 32 presos políticos portugueses e dezenas de outros oriundos das então colónias de Portugal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em Cabo Verde, o espaço já é Património Cultural Nacional, mas o país quer a sua elevação a Património da Humanidade para preservar a memória de todos os que lutaram pela liberdade em Portugal e na África lusófona.

Na semana passada, o ministro da Cultura cabo-verdiano efetuou uma visita ao espaço e lamentou o seu estado de abandono, afirmando que o antigo campo será melhorado e dignificado, com a criação de um novo projeto museológico do também conhecido “Campo da Morte Lenta”.

Depois de submeter o processo na lista indicativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), o ministro indicou que nos próximos tempos uma equipa vai trabalhar para apresentar a candidatura em fevereiro de 2018.

O porta-voz da delegação das Canárias, Oswaldo Guerra, disse que os representantes culturais estão em Cabo Verde para conhecer os sítios culturais e patrimoniais cabo-verdianos para poder prestar a sua assessoria.

“Só assim podemos saber em que medida podemos modestamente dar a nossa assessoria. Nós temos muitas instalações de património histórico e inclusive estamos a preparar uma candidatura de um local na ilha de Gran Canaria a património mundial. Penso que é interessante dizer que podemos chegar a uma cooperação estreita no futuro imediato”, afirmou.

Nos próximos dias, a delegação canarina visitará, entre outros, a Cidade Velha e o campo de concentração do Tarrafal e instituições do Ministério da Cultura e das Industrias Criativas.