Ambas já com longa experiência no domínio da tecnologia eléctrica, as japonesas Honda Motor Company e Hitachi Automotive Systems acabam de anunciar a celebração de uma parceria neste campo, com a constituição de uma nova empresa, que terá por missão desenvolver e fabricar motores eléctricos para veículos. Não apenas para os produzidos pela Honda, mas também por outras marcas.

Com esta união de esforços, materializada na constituição de uma outra companhia cujo nome e restantes particularidades não são ainda conhecidos, tanto a Honda como a Hitachi procuram vir a produzir motores eléctricos mais acessíveis, com os quais possam responder à cada vez maior procura. E que tende a continuar a aumentar, em virtude do já anunciado lançamento de novos modelos de automóveis zero emissões.

Recorde-se que a Hitachi Automotive Suystems já comercializa motores eléctricos para automóveis desde 1999, ao mesmo tempo que tem vindo a desenvolver projectos com modelos mais leves, compactos e eficientes. Também no mesmo ano, a Honda Motor Company iniciou a comercialização do seu primeiro automóvel híbrido, denominado Insight, a que se seguiram, nos últimos anos, vários outros modelos do género.

Com a joint-venture agora anunciada, as duas companhias têm desde já planeada a construção de novas fábricas nos Estados Unidos da América e na China, num investimento total estimado em 45 milhões de dólares, ou seja, perto de 42 milhões de euros. Dos quais, 51% serão disponibilizados pela Hitachi, ao passo que o restante investimento provirá da Honda.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR