O Presidente dos EUA, Donald Trump, prometeu manter uma “cooperação estreita” com o Governo espanhol liderado por Mariano Rajoy e pediu, tal como fez com outros líderes europeus, que Espanha “partilhe o fardo do gasto em defesa” da NATO.

Trump e Rajoy mantiveram esta terça-feira uma conversa ao telefone, de cerca de 15 minutos, naquele que figurou como o primeiro contacto oficial entre ambos desde que o primeiro chegou à Casa Branca, a 20 de janeiro, durante a qual abordaram temas de interesse comum, incluindo as relações económicas bilaterais e a luta contra o autoproclamado Estado Islâmico (EI).v”Os dois líderes acordaram manter uma estreita cooperação em matéria de segurança, economia e luta contra o terrorismo”, informou a Casa Branca em comunicado.

Horas antes, o Governo espanhol adiantou que, durante a conversa, Rajoy garantiu que Espanha “está nas melhores condições para ser um interlocutor dos Estados Unidos na Europa, na América Latina e também no norte de África e Médio Oriente”.

Donald Trump, que durante a sua campanha eleitoral acusou a NATO de estar “obsoleta”, estava especialmente interessado em falar sobre o financiamento da Organização do Tratado do Atlântico Norte, tal como fez nas primeiras conversas que manteve enquanto Presidente dos Estados Unidos com outros líderes europeus. “O Presidente Trump reiterou o compromisso dos EUA com a NATO e destacou a importância de todos os aliados partilharem o fardo do gasto em defesa”, refere o comunicado da Casa Branca.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A mensagem é praticamente idêntica à dos comunicados emitidos após as conversas que Trump manteve ao telefone nos últimos dias com o Presidente francês, François Hollande, e com o primeiro-ministro italiano, Paolo Gentiloni; e similar também à dos contactos iniciais com o Reino Unido e Alemanha.

Trump insistiu que os parceiros da NATO devem cumprir o seu compromisso de elevar o orçamento da Defesa até 2% do Produto Interno Bruto (PIB). Segundo estimativas, o gasto militar de Espanha é de 0,9% (5.962 milhões de euros em 2016), apesar de o Governo espanhol sustentar que esses números não refletem totalmente a realidade, já que deve adicionar-se, entre outras, as despesas das missões de paz no exterior ou as dos grandes programas de armamento.

“Nós estamos comprometidos com a defesa e a segurança transatlântica e fazemos esforços – umas vezes em dinheiro e outras vezes em espécie”, afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol, Alfonso Dastis, durante uma visita a Washington em dezembro.

Rajoy e Trump comentaram ainda a realização, em maio, da cimeira de líderes da NATO em Bruxelas, a qual deverá ser a primeira ocasião que os dois vão ter para se encontrarem fisicamente. A conversa entre Trump e Rajoy também serviu, segundo a Casa Branca, “para reafirmar a forte aliança bilateral numa série de interesses mútuos” e “prioridades partilhadas, incluindo os seus esforços para eliminar o EI”.