O fluxo de mexicanos deportados pelos Estados Unidos “não variou” com a chegada à Casa Branca de Donald Trump, e houve dias em que até diminuiu, afirmou na quarta-feira o ministro do Interior do México, Miguel Ángel Osorio.

“Até hoje não houve nenhuma alteração”, disse Osorio aos jornalistas, quando questionado sobre um eventual aumento das deportações desde que Donald Trump assumiu a presidência dos Estados Unidos, a 20 de janeiro. O ministro do Interior mexicano garantiu que o número de deportados “não variou absolutamente nada” nos primeiros dias sob a administração de Donald Trump. “Diria, inclusive, que em alguns dias baixou”, sublinhou Miguel Ángel Osorio.

O ministro, que falava no final da Conferência Nacional de Municípios do México, indicou que recebe relatórios diários da chegada de entre 200 e 500 mexicanos nos 11 pontos migratórios pelos quais regressam ao país, e afirmou que ninguém retorna ao México sem passar por um processo de registo nos consulados e nos serviços de migração.

Detalhou ainda que o país tem controlo sobre o número de mexicanos que regressam em virtude de um acordo com os Estados Unidos. Na terça-feira, o Presidente do México, Enrique Peña Nieto, recebeu no aeroporto da capital 135 mexicanos que foram deportados pelos Estados Unidos, aos quais garantiu que “não estão sozinhos” e que o país está a gerar oportunidades de emprego.

O ministro mexicano comentou ainda a conversa ao telefone que manteve na terça-feira com o secretário da Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Kelly, com quem acordou reunir-se em breve na Cidade do México.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR