Trump bloqueia a entrada de cidadãos de maioria muçulmana, Pete Souza publica uma foto de Obama à conversa com uma refugiada muçulmana. Trump entra em choque diplomático com o presidente mexicano, Pete Souza recupera uma foto de Obama a beber tequilla com Enrique Peña Nieto. Até as luzes servem de mote: as notícias de que as reuniões da Administração Trump se fizeram às escuras (os ajudantes da Casa Branca não davam com os interruptores) são seguidas por uma imagem de Obama e Biden rodeados de pontos de luz. O fotógrafo oficial do ex-Presidente Barack Obama parece andar dedicado a um jogo provocações a Donald Trump.

A conta de Instagram de Pete Souza foi criada a 20 de janeiro — dia em Obama deixou a Casa Branca para passar a pasta de gestão dos Estados Unidos a Trump. A partir desse momento foi game on.

Uma das primeiras “provocações” ameaçava com um regresso de Obama à 1600 Pennsylvania Avenue. “Não é o que vocês pensam”, diz a legenda da imagem que mostra Obama a caminhar pela estrada que dá acesso à Casa Branca. A foto era, afinal, de 2011. Trump pode descansar.

Noutros casos, estão em causa as opções políticas de Trump. No dia em que o Presidente norte-americano nomeou Neil Gorsuch para o Supremo Tribunal, Souza foi aos arquivos buscar uma imagem de Obama à conversa com o seu vice-presidente, Joe Biden, e aquele que foi a sua escolha para o mesmo lugar. “Merrick Garland. Estou só a dizer”, escreveu o fotógrafo na legenda, apontando ao homem que o partido republicano se recusou a apoiar para se manter no cargo, no final do ano passado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

View this post on Instagram

Merrick Garland. Just saying.

A post shared by Pete Souza (@petesouza) on

Faltam mulheres numa Administração Trump carregada de testosterona? Nem sempre foi assim. “Encontro com as principais conselheiras”, diz a legenda de uma fotografia simbólica, onde só cabem figuras da cintura para baixo.