O Model 3 é, para já, o modelo mais esperado da Tesla (e pela Tesla). Não porque se preveja que venha a oferecer algo que os actuais Model S e Model X não possuam, mas porque será proposto a preços bem mais acessíveis, que permitirão à marca californiana chegar a um leque bastante mais alargado de clientes. Estão aí, para prová-lo, as cerca de 400 mil pré-encomendas que terá já registadas. Ou seja, a confirmar-se esta tendência, este poderá ser o modelo que permitirá a Tesla aproximar-se do equilíbrio financeiro e, a seu tempo, tornar-se uma empresa minimamente lucrativa.

Claro que, sempre que o tema é a Tesla e os seus produtos, a performance está sempre no pensamento de muitos dos seus fãs. E mais ainda desde que foi lançado o Model S P100D, com o seu pack de baterias de 100 kWh e o modo Ludicrious+, que o tornou no automóvel eléctrico mais rápido do planeta. Não espanta, por isso, que não falte quem aspire a aceder a um mais compacto e acessível Model 3 dotado de semelhante argumento. Havendo mesmo quem tenha interrogado diretamente o CEO da Tesla acerca dessa possibilidade. A resposta foi tão taxativa quanto, seguramente, um balde de água fria para os mais optimistas.

Como habitualmente, através do Twitter, Elon Musk fez saber que a bateria de 100 kWh já disponível nos Model S e Model X não será proposta no Model 3, simplesmente porque a sua plataforma não o permite, devido à distância entre eixos mais curta do que nos seus dois “irmãos” mais velhos. Deste modo, e para já, os potenciais clientes do modelo terão de contentar-se com a já anunciada versão capaz de oferecer até 345 km de autonomia, e de permitir ao Model 3 cumprir os 0-100 km/h em menos de 6,0 segundos. Nada mau, ainda assim, para um automóvel que é anunciado como custando cerca de metade do Model S mais acessível, equipado com a bateria de 60 kWh (e que em Portugal é proposto por 76 mil euros).

Nesta mesma troca de tweets, também houve quem questionasse Musk acerca da possibilidade de os actuais Tesla, sobretudo o Model S, virem a contar com uma bateria com mais capacidade do que 100 kWh. Mais uma vez, o sul-africano não se furtou à resposta, adiantando que tal bateria será, seguramente, utilizada no camião que a Tesla está a desenvolver e, eventualmente, na futura pick-up da marca. Mas não existem planos para que Model S ou Model X venham a conhecer variantes mais potentes do que as já disponíveis no mercado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR