Obituário

Morreu o autor de banda desenhada japonês Jiro Taniguchi

O autor de BD japonês Jiro Taniguchi, responsável por "Terra de Sonhos" e "O diário do meu pai", morreu este sábado aos 69 anos, anunciou a Casterman, editora que o representa em França.

O autor de banda desenhada japonês Jiro Taniguchi, responsável por, entre outros, “Terra de Sonhos” e “O diário do meu pai”, morreu este sábado aos 69 anos, anunciou a Casterman, editora que o representa em França.

A editora saúda “um mestre incontestável da banda desenhada mundial”, num comunicado divulgado este sábado e citado pelos meios de comunicação social franceses.

“Verdadeiro intermediário entre a manga e a banda desenhada ocidental, construiu uma obra na qual a variedade de tons e de géneros é excecional”, refere a Casterman.

Nascido em 1947 em Tottori, a oeste de Kioto, Jiro Taniguchi era um “autodidata”, que “fez a sua aprendizagem enquanto assistente de desenhadores consagrados como Kazuo Kamimura, através do qual descobriu a banda desenhada ocidental”.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
PSD

Não haverá outro Zeca

Paulo Colaço
456

Hoje os diretórios partidários não sabem (nem querem saber) o que é um jornalista. Veem-no como um adversário, um obstáculo. Não admitem que um jornalista tenha o “seu” ângulo de visão. 

Obituário

O meu amigo Augusto Cid

Alexandre Patrício Gouveia
624

Sem Augusto Cid Camarate teria, para sempre, sido descrito como mero acidente, e os portugueses teriam vivido com uma mentira relativamente à morte do seu primeiro-ministro e do seu ministro da Defesa

Obituário

Um herói civil

José Ribeiro e Castro
495

Não tinha espada, nem pistola ou punhal. A única arma que esgrimia era o lápis ou a caneta de tinta da China. De mãos nuas, teve a serenidade e a fortaleza diante dos desafios, a rectidão de propósito

Trabalho

Teletrabalho é modernidade laboral

Fabiano Zavanella

Defendemos que a tecnologia, aliada ao teletrabalho, é uma contribuição enorme para o problema da mobilidade urbana, principalmente nos grandes centros, e uma das soluções para minorar o desemprego.

Educação

Estado-educador e Estado-cultura, em marcha?

Mário Pinto

Não existe uma educação para a cidadania única e institucional. Há várias concepções de cidadania, mesmo como concepções de vida democrática, pois há pluralismo social e cultural, ou moral e religioso

Igreja Católica

A Europa e a Páscoa dos Cristãos no Mundo

Raquel Vaz-Pinto
209

Ao celebrar a Páscoa e a sua compaixão devíamos reflectir sobre os sacrifícios dos cristãos que vivem longe e fazer a pergunta difícil e dolorosa: conseguiríamos manter a Fé e de seguir o seu exemplo?

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)