As autoridades norte-americanas ordenaram este domingo a evacuação de, pelo menos, 188.000 pessoas devido a danos na barragem de Oroville, no norte da Califórnia, a cerca de 250 quilómetros de São Francisco (a maior dos Estados Unidos). Esta segunda-feira o cenário melhorou, com o fluxo e os níveis de água a diminuir. O Departamento de Recursos Hídricos da Califórnia vai inspecionar uma marca de erosão numa conduta de descarga de emergência da barragem de Oroville.

Os habitantes das localidades de Oroville, Gridley, Live Oak, Marysville, Wheat land, Yuba City, Plumas Lake, e Olivehurst começaram a ser deslocados depois de ter sido descoberta uma fissura numa das secções da barragem, a mais alta do país, que poderá levar à inundação das cidades mais próximas.

A ordem de evacuação foi dada por volta das 16h (meia-noite em Lisboa). O Departamento de Água da Califórnia, citado pela Associated Press, explicou que a erosão detetada numa das secções secundárias poderá levar ao colapso da barragem, a cerca de 250 quilómetros da cidade de São Francisco, e provocar a libertação descontrolada de grandes quantidades de água do Lago Oroville, um dos maiores lagos artificiais da Califórnia.

This is an evacuation order. Immediate evacuation from the low levels of Oroville and areas downstream is ordered….

Posted by Butte County Sheriff on Sunday, February 12, 2017

EMERGENCY EVACUATION ORDER ISSUED: Officials are anticipating a failure of the Auxiliary Spillway at Oroville Dam within…

Posted by California Department of Water Resources on Sunday, February 12, 2017

A barragem, com cerca de 235 metros de altura, é a maior dos Estados Unidos da América. Apesar de, entretanto, o nível de água no reservatório da barragem de Oroville ter diminuído, as autoridades garante que a situação ainda é perigosa e que as evacuações devem continuar. De acordo com a Associated Press, no local estão cerca de 250 agentes da polícia que estão a coordenar a movimentação dos habitantes.

Vários imagens e comentários a dar conta do que se passa na zona estão a circular pelas redes sociais. Há vários helicópteros sobre a zona de risco, para tentar conter os danos de uma potencial libertação de águas. Conforme relata a CNN, os helicópteros estão a lançar sacos cheios de pedras e cimento em pontos estratégicos da barragem para tentar conter as fugas de água e reduzir o alcance de potenciais inundações na região.

https://twitter.com/judywbrandt/status/830991782829625345

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR