A Polícia Nacional angolana procedeu ao resgate de 38 cidadãos angolanos, na fronteira de Santa Clara, no município de Ombadja, província angolana do Cunene, cujo destino era a Namíbia para trabalhos forçados.

A informação, avançada esta segunda-feira à agência Lusa pelo porta-voz da polícia do Cunene, intendente Piedade Pombal, dá conta ainda que os 38 cidadãos iriam trabalhar em fazendas agrícolas, construção de obras, comércio, exploração mineira e tarefas domésticas. Segundo Piedade Pombal, o resgate resulta de duas operações realizadas sexta-feira e domingo, que resultou igualmente na detenção de sete cidadãos implicados no caso, dos quais dois de nacionalidade namibiana. O responsável policial referiu que entre o grupo, de ambos os sexos, encontravam-se quatro crianças, a mais nova com 11 meses.

“Um dos resgates foi um trabalho investigativo no Ombadja, já vínhamos trabalhando no caso e culminou com o corte e o outro foi por tentativa de passarem a fronteira e como nós já estamos atentos a estas situações então fizemos o corte, mas quase que no território aduaneiro já”, explicou o porta-voz da polícia no Cunene.

O responsável acrescentou que na operação de Ombadja foram resgatadas 18 pessoas e as restantes na tentativa de passar a fronteira de Santa Clara. Piedade Pombal disse que as autoridades angolanas estão a trabalhar com as suas congéneres da Namíbia para saber qual era o principal destino dessas pessoas.

“Geralmente tem sido esta prática, eles recebem algum valor por transportarem essas pessoas para lá. Isso é que nós estamos a tratar agora com a outra parte para saber qual era o principal destino, mas nós sabemos que os elementos do tráfico de pessoas, têm os três elementos, aliciamento, transporte e valores, tudo isso está presente”, frisou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR