Um alto responsável da ONU lançou um apelo às partes envolvidas na guerra da Síria para deixarem entrar ajuda humanitária em quatro localidades sitiadas sob a ameaça de uma “catástrofe iminente”.

O coordenador humanitário da ONU, na Síria, Ali al-Zaatari, advertiu em comunicado que 60 mil pessoas estavam em grande perigo em Zabadani, Madaya, Foua e Kefraya. As duas primeiras localidades, situadas na província de Damasco, estão sitiadas pelas tropas do regime e seus aliados. Já Foua e Kefraya, localidades xiitas pró-regime na província de Idleb (noroeste), estão sitiadas pelos rebeldes.

“Sessenta mil inocentes estão sitiados pela violência diária e pela insegurança, afetados pela malnutrição e falta de cuidados médicos”, disse al-Zaatari.

“A situação vai levar a uma catástrofe humanitária iminente. O princípio de deixar entrar livremente a ajuda humanitária aos civis deve ser respeitado”, acrescentou o responsável da ONU. A última ajuda humanitária que chegou àquelas quatro localidades remonta a novembro. “Devemos agir agora, as pessoas (…) não podem esperar mais”, acrescentou al-Zaatari, lamentando que a situação se tenha complicado pelos “sucessivos golpes” nas diferentes localidades.

A ONU tinha indicado em novembro que o número de pessoas que vivem nas zonas ou localidades sitiadas pelas partes em conflito na Síria foi elevado a 974.080, ou seja, quase mais 600.000 do que há um ano. O conflito na Síria, provocado por uma sangrenta repressão dos protestos pró-democracia em março de 2011, causou mais de 310 mil mortos e deslocou mais de metade da população.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR