As auroras boreais, ou luzes do norte, são um espetáculo que atrai muitos visitantes à Islândia na esperança de conseguir assistir ao fenómeno. No entanto, a polícia está a alertar aos turistas para que não olhem para o céu enquanto estão a conduzir. Se quer ver as auroras, encoste o carro.

Este aviso surge na sequência de dois casos, passados na semana passada, de condutores apanhados a conduzir de forma errática, o que a polícia inicialmente pensou ser por excesso de álcool. No entanto, descobriu-se que os condutores estavam 100% sóbrios e que simplesmente tinham ficado ‘hipnotizados’ pelas luzes, relata a Iceland Magazine, que deu mesmo nome à operação: ‘conduzir sob o efeito da Aurora’.

O primeiro incidente deu-se na estrada que leva ao aeroporto, onde um carro começou a oscilar entre as pistas. O condutor disse depois à polícia de que o sucedido nada tinha a ver com álcool, mas que simplesmente não tinha conseguido parar de olhar para as luzes da aurora boreal. O comunicado divulgado pela polícia conta o sucedido e explica aos condutores que se quiserem olhar para as luzes têm que encostar o seu carro.

O apelo é para que se quiser ver as auroras boreais, encoste o carro e aprecie o momento, sem que para isso coloque em risco a sua vida ou a dos outros