Apresentado ao mundo em 1992, o Dodge Viper – um dos mais emblemáticos modelos da indústria automóvel norte-americana – prepara-se para rumar à imortalidade, deixando como últimas testemunhas as unidades que a marca tem previsto produzir até ao fecho da linha de montagem, a 31 de Agosto. E que, segundo informou já a Fiat Chrysler Automobiles (FCA), para tristeza daqueles que esperavam poder um dia vir a possuir um Viper, têm já dono destinado. Ou talvez não…

É que apesar do anúncio feito por Ralph Gilles, responsável de design do Grupo FCA, aquando do último Salão Automóvel de Chicago, informando que o modelo deixaria de ser produzido no final de Agosto, e que (pior!) toda a produção estava já vendida, surge agora a notícia de que, afinal, ainda existem concessionários onde é possível comprar um Dodge Viper. Ou, melhor, um concessionário… nos EUA: o Gerry Wood Dodge, em Salisbury, Carolina do Norte.

O concessionário em questão, que com o anúncio do fim do modelo acabou tornando-se também ele notícia, terá reagido à decisão da FCA reservando grande parte das unidades que ainda estavam disponíveis, ou a produzir. Convertendo-se assim, muito provavelmente, no único lugar do planeta onde ainda é possível comprar um Dodge Viper! O Gerry Wood Dodge terá em carteira 135 unidades novas do superdesportivo americano fabricado em Conner Avenue, na mítica Detroit. Ainda que, destas, algumas tenham já comprador assegurado.

No entanto, caso o leitor esteja mesmo interessado, saiba que continuam a não faltar (por enquanto) possibilidades de escolha. Não só do modelo de 2017, mas também de algumas versões e edições especiais como, por exemplo, as Snakeskin Editon, GTS, ACR Extreme Aero Package, Viper T/A 2.0. E, até mesmo, algumas edições limitadas e exclusivas mandadas fazer pelo próprio concessionário.

Superdesportivo genuinamente americano, o Viper nasceu da união de esforços entre a Dodge e a italiana Lamborghini. Parceria que, de certa forma, voltou a repetir-se na actual terceira geração, em cujo desenvolvimento participou não só a Fiat, mas também engenheiros de outras marcas não menos estatutárias, como a Ferrari. Mas que, pelos vistos, não chegou para manter vivo um dos maiores ícones automóveis norte-americanos…

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