Mais de 10 veículos e 13 homens permanecem, esta quinta-feira, nos armazéns da Sapec Agro, em Mitrena (Setúbal), que arderam na terça-feira, devido a um incêndio que obrigou populações de algumas localidades a ficar em casa devido à poluição do ar. Segundo fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal, pelas 7h30 permaneciam no local 12 veículos e 13 operacionais, incluindo bombeiros e condutores das máquinas utilizadas nas operações de rescaldo nos armazéns de enxofre, um produto tóxico.

Os efeitos do incêndio na poluição do ar obrigou as autoridades de saúde a aconselhar as populações a protegerem-se devido aos elevados níveis de dióxido de enxofre, tendo o diretor-geral da Saúde, Francisco George, esclarecido na quarta-feira que crianças, idosos e doentes com problemas respiratórios crónicos ou cardiovasculares não devem sair de casa e devem manter as janelas fechadas.

Numa conferência de imprensa na tarde de quarta-feira, Francisco George disse que a situação deveria estar normalizada nas 12 horas seguintes, o que terá acontecido durante a madrugada desta quinta-feira. Já na noite de quarta-feira, e face às recomendações da DGS, a Câmara de Setúbal mandou encerrar hoje todas as escolas do concelho, de todos os graus de ensino. Na quarta-feira, mais de 24 horas depois do incêndio, continuava a ser libertado dióxido de enxofre para a atmosfera. Também na quarta-feira, uma investigadora disse á agência lusa que as concentrações do poluente dióxido de enxofre acima do habitual, devido ao incêndio, chegaram até ao Porto, mas que os níveis estavam a voltar ao normal.

“Verificou-se que, em determinadas horas, após o início do incêndio nas instalações da Sapec foram registados níveis bastante mais elevados que aqueles considerados normais em várias estações” de medição da qualidade do ar, explicou à agência Lusa Joana Monjardino, do departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova.

O incêndio, que deflagrou cerca das 3h de terça-feira num armazém de produtos de enxofre, um produto abrasivo e tóxico, provocou ferimentos ligeiros em seis bombeiros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR