Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Numa altura em que o primeiro salão automóvel do ano realizado em solo europeu aproxima-se já a passos largos, os construtores começam a perfilar-se no sentido de dar conhecer novos produtos e estudos, para futura apresentação em Genebra. É o caso da Citroën, que decidiu pegar num modelo em comercialização, para, reinterpretando-o, revelar o seu mais recente protótipo – o Citroën SpaceTourer 4×4 Ë Concept.

Descrito pela própria marca francesa como “uma versão contemporânea” de um modelo que, na actual versão de produção, procura associar design, versatilidade e conforto, o SpaceTourer 4×4 Ë Concept é, também, o mais recente estudo inspirado na Colecção ‘Ë’, que foi apresentada no último Salão de Paris – basicamente, um conjunto de produtos lifestyle tecnológicos e modernos, criados em edição limitada e assim batizados em referência ao grafismo ‘ë’ de Citroën.

Quanto ao protótipo agora desvendado, aposta não só num design exclusivo, mas principalmente num posicionamento todo-o-terreno, em resultado não só de uma altura ao solo aumentada em 60 mm, mas também fruto da adopção de um sistema de tracção integral 4×4, desenvolvido em conjunto com a Automobiles Dangel. E que, acrescenta a marca francesa, poderá mesmo vir a realizar-se sobre a versão de série da SpaceTourer.

Conjuntamente com os argumentos tecnológicos, a aplicação de estruturas de protecção frontal e traseira específicas, barras no tejadilho em alumínio acetinado, além de jantes de 19″ em cromado escuro, cujos pneus surgem equipados no concept com correntes de neve.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No interior, ao qual se acede através de portas deslizantes com abertura em modo mãos-livres, encontra-se uma decoração condizente com o exterior, mas principalmente inspirada na Colecção ‘Ë’. Não faltando sequer a atenção ao conforto, graças também a bancos específicos, em couro branco e Alcantara Cinza chiné (o mesmo tom do painel de bordo à frente do passageiro), numa configuração 2+2 pensada para acomodar até nove passageiros, com os dois bancos traseiros individuais e deslizantes.

No domínio da tecnologia, navegação conectada 3D Citroën Connect Nav e Mirror Screen são funcionalidades asseguradas, sendo que, para uma condução mais descontraída e segura, o concept propõe ainda head-up display e visão traseira de 180º (top rear vision), além de sistema de vigilância de ângulo morto. Incluído está ainda o reconhecimento do limite de velocidade com leitura dos sinais de trânsito, comutação automática dos máximos, alerta de transposição involuntária da faixa de rodagem, Active Safety Brake (assume, se necessário, a travagem em lugar do condutor), alerta de risco de colisão e regulador de velocidade adaptativo.

Como motor, a Citroën SpaceTourer 4×4 Ë Concept opta por um não menos comercial bloco diesel BlueHDi 150 S&S, com caixa manual de seis velocidades.