Milhares de imigrantes vão sair à rua esta segunda-feira no Reino Unido numa iniciativa que pretende chamar a atenção para o seu contributo para a economia britânica. A ação, intitulada “One Day Without Us” (“Um Dia Sem Nós”), foi marcada para 20 de fevereiro para coincidir com o Dia Mundial da Justiça Social.

Além de imigrantes, deverão também manifestar-se cerca de mil cidadãos europeus que, de acordo com o jornal The Guardian, irão apelar à sua permanência no país depois do Brexit. O grupo vai reunir-se junto a uma igreja londrina por volta da hora de almoço, seguindo depois para o Palácio de Westminster, onde fica instalado o parlamento britânico, onde serão recebidos por 50 deputados da Câmara dos Comuns.

Além de cidadãos comuns, associaram-se a esta iniciativa várias instituições nacionais, universidades e galerias de arte, como a Tate Modern, em Londres. Algumas lojas irão permanecer fechadas durante todo o dia, dando assim força ao argumento de que a contribuição dos imigrantes é essencial para o Reino Unido. De acordo com estatísticas do New Economics Foundation, se os imigrantes fizessem greve durante o dia, isso custaria ao país 328 milhões de libras (385 milhões de euros), o equivalente a 4% do Produto Interno Bruto.

No site do “One Day Without Us”, apela-se a todo o tipo de contribuições, mesmo que simbólicas — afixação de posters, uso de pins ou uma simples selfie, que deverá ser publicada nas redes sociais com a hashtag #1DayWithoutUS para mostrar o apoio à iniciativa. Para a tarde desta segunda-feira, está ainda planeada uma “mobilização de bandeiras”. Imigrantes de nacionalidades diferentes deverão dirigir-se ao parlamento com uma bandeira do seu país de origem, ilustrando a diversidade dos habitantes do Reino Unido.

Os imigrantes equivalem a cerca de 10,9% da força de trabalho britânica, mas o número é maior em alguns setores económicos. Na Saúde, por exemplo, 26% dos profissionais nasceram fora do país, segundo dados do Observatório da Migração, citados pelo The Guardian. Na restauração, o número chega aos 30%.

O “One Day Without Us” acontece no mesmo dia em que será debatida no Parlamento britânico uma petição pública contra a visita de Donald Trump ao Reino Unido. Espera-se que decorram também algumas manifestações em vários pontos do país.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR