Depois de uma sucessão de teasers, a conhecida empresa italiana de carroçarias e desenho de automóveis Italdesign acaba de dar a conhecer o seu mais recente trabalho: um superdesportivo (naturalmente), a que deu o nome de Italdesign Speciali. E que, construído maioritariamente em fibra de carbono, além de impulsionado pelo mesmo V10 que equipa modelos como o Audi R8 ou o Lamborghini Huracán, promete prestações e exclusividade a condizer. É que só se farão cinco, os quais devem ficar prontos até ao final do ano, com o respectivo preço a arrancar em 1,5 milhões de euros.

O Italdesign Speciali tem na base um chassi modular construído em alumínio e (mais uma vez) fibra de carbono, como forma de manter o peso o mais baixo possível. A acompanhar, surge um V10 de 5,2 litros naturalmente aspirado, montado em posição central, que, mesmo com a empresa italiana a optar por “esconder o jogo”, certamente garantirá, pelo menos, 610 cv de potência e 560 Nm de binário. Ou seja, os valores anunciados para o mesmo V10, tanto no Audi, como no Lamborghini.

Embora não revelando a potência ou o binário exactos do “seu” V10, a Italdesign assegura que o Speciali será capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos, fixando como velocidade máxima os 330 km/h. Prestações que, não sem alguma surpresa, imitam as do Audi R8 V10 Plus, sendo igualmente muito semelhantes às do Huracán LP 610-4 – o Lamborghini garante a mesma capacidade de aceleração, ficando ligeiramente atrás na velocidade máxima (325 km/h).

Bem diferente, pelo contrário, é o visual exterior deste Italdesign Speciali, bastante mais agressivo com as suas enormes entradas de ar frontais, saias e apêndice laterais, além de uma traseira com um enorme difusor e asa fixa. Soluções que, ainda assim, não deixam de revelar algumas semelhanças, mais com o Huracán que com o R8.

Com presença garantida no salão suíço, o Speciali tem já igualmente produção assegurada, pela fábrica que a Italdesign possui em Turim, Itália, de onde sairá ostentando a nova marca automóvel entretanto fundada pela companhia: “Italdesign Automobili Speciali”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR