Empreendedorismo

Jovens “nem-nem” podem candidatar-se a bolsa de 700 euros para montarem um negócio

183

O Instituto Português do Desporto e da Juventude já abriu um concurso para 630 bolsas a jovens entre os 18 e os 29 anos que não trabalhem nem estudem e que queiram começar uma empresa.

O Instituto Português do Desporto e da Juventude está a aceitar candidaturas de jovens “nem-nem” (que não estudam nem trabalham) para uma bolsa de 700 euros mensais, com a duração de um semestre. Esse dinheiro — que pode ser acrescido de 10 mil euros numa fase posterior — terá de ser aplicado para começar um negócio ou uma atividade com ou sem fins lucrativos.

As inscrições para a primeira fase de seleção para o Empreende Já estão abertas até dia 6 de março e no ano de 2017 serão aceites um total de 315 candidaturas — tantas quantas na segunda edição, que terá início em setembro de 2017.

Até às 23h30 desta quinta-feira (23 de fevereiro), já tinham sido feitas 1351 registos e 71 já tinham sido aprovados. Quer isto dizer que, à altura, sobravam 244 vagas para passar à segunda fase.

A segunda fase destina-se aos 90 melhores planos de negócio entre todos os submetidos, após frequência de formação e de tutoria. Nesta segunda fase, após terem sido selecionadas, e mediante a apresentação de provas de abertura de atividade económica, as empresas podem receber um total de 10 mil euros.

As ideias apresentadas em cada candidatura podem ser elaboradas pelos concorrentes à bolsa. Da mesma forma, quem quiser recorrer a este programa também pode candidatar-se aos projetos que já estão previstos na Rede de Fomento de Negócios.

Segundo a informação disponível no site do Empreende Já, este programa destina-se a pessoas com o seguinte perfil:

  • Idade entre os 18 e os 29 anos;
  • Residentes em Portugal continental (para os Açores e para a Madeira existem já outros programas semelhantes);
  • Escolaridade obrigatória completa, de acordo com a legislação em vigor consoante na altura;
  • Não estudam, não trabalham, nem se encontram em formação;
  • Inscritos num centro de emprego;
  • Que não beneficiem de apoios de outras medidas do Plano Nacional de Implementação de uma Garantia para a Juventude.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística, em 2016, 13,2% dos cerca de 2 279 000 de jovens entre os 15 e os 34 anos que vivem em Portugal não tinham emprego nem estudavam.

    Se tiver uma história que queira partilhar ou informações que considere importantes sobre abusos sexuais na Igreja em Portugal, pode contactar o Observador de várias formas — com a certeza de que garantiremos o seu anonimato, se assim o pretender:

  1. Pode preencher este formulário;
  2. Pode enviar-nos um email para abusos@observador.pt ou, pessoalmente, para Sónia Simões (ssimoes@observador.pt) ou para João Francisco Gomes (jfgomes@observador.pt);
  3. Pode contactar-nos através do WhatsApp para o número 913 513 883;
  4. Ou pode ligar-nos pelo mesmo número: 913 513 883.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: jadias@observador.pt
Caixa Geral de Depósitos

Caixa para que te quero

Inês Domingos
113

Centeno quis a toda a força financiar a Caixa para lá do que seria aparentemente preciso, mas disse no Parlamento que não tem interesse no resultado da auditoria que revelou os desmandos socialistas. 

Liberalismo

Por uma alternativa política

Manuel Loureiro
356

Vivemos contentes com crescimentos poucochinhos, resignados a um aperto económico com que as famílias vivem? Se em 1974 ganhámos a democracia, não estará agora na hora de lutarmos pela liberdade?

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)