Quando um terramoto de magnitude 9 da escala de Richter abalou Portugal em novembro de 1755, provocando quarenta minutos depois um tsunami em Lisboa (e parte do Algarve), estima-se que 85% da capital portuguesa tenha ficado transformada em ruínas. Morreram dezenas de milhares de pessoas, que passeavam pelas ruas ou rezavam nas igrejas em pleno feriado de Todos Os Santos. Enquanto o Gazeta de Lisboa escrevia que “o dia primeiro do corrente ficará memorável a todos os séculos pelos terramotos e incêndios que arruinaram uma grande parte desta Cidade”, já o ministro de D. José I punha mãos à obra: o Marquês de Pombal reergueu a capital e transformou Lisboa numa fénix renascida das cinzas.

Este importante capítulo da História portuguesa não é, ainda assim, muito diferente de outros episódios vividos por todo o mundo. São muitas as cidades que foram palco de catástrofes naturais devastadoras ou violentas guerras as destruíram quase por completo. Algumas, no entanto, vivem novas vidas agora depois de terem sido reconstruídas como se o passado nunca tivesse existido.

Dos Estados Unidos ao Líbano, veja o antes e o depois de dezasseis cidades destruídas e reerguidas em 32 fotos na fotogaleria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR