Os Estados Unidos apelaram este domingo à Rússia para respeitar imediatamente o cessar-fogo na Ucrânia, acusando russos e separatistas pró-russos de visarem os observadores internacionais da trégua.

“Apelamos à Rússia e às forças separatistas que apoia para observarem imediatamente o cessar-fogo, retirar todas as armas pesadas e permitir acesso total e sem restrições aos monitores da Organização para Segurança e Cooperação na Europa”, lê-se numa declaração saída do Departamento de Estado norte-americano.

O porta-voz da administração, Mark Toner, afirmou que os Estados Unidos estão a vigiar o aumento da violência no leste da Ucrânia e o falhanço do cessar-fogo acordado há dois anos entre as duas partes em Minsk, na Bielorrússia.

Os Estados Unidos condenaram o derrube pelos separatistas de um aparelho voador não tripulado usado pela missão de observadores internacionais na sexta-feira, considerando “imperativo que estas forças parem de atacar infraestruturas civis”, como a estação de purificação de água da cidade de Donetsk.

A Ucrânia acusou os separatistas pró-russos de ferirem 16 soldados ucranianos nas últimas horas, um recrudescer da violência num conflito que já fez mais de 10.000 mortos em três anos, isto apesar de uma nova trégua acordada na segunda-feira passada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR