786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Marine Le Pen recebida com protestos em Nantes, defende Estado anti-imigração

Este artigo tem mais de 5 anos

As manifestações começaram no sábado e este domingo autocarros com militantes da Frente Nacional que seguiam para comício de Le Pen foram atacados, sem que tivessem sido registados feridos.

Um dos autocarros em que seguiam apoiantes de Marine Le Pen foi vandalizado
i

Um dos autocarros em que seguiam apoiantes de Marine Le Pen foi vandalizado

Um dos autocarros em que seguiam apoiantes de Marine Le Pen foi vandalizado

A visita de Marine Le Pen a Nantes está a ser tudo menos tranquila. Depois de ontem se terem registado confrontos entre a polícia e manifestantes anti-Frente Nacional, este domingo voltaram a acontecer desacatos, com dois autocarros que transportavam militantes para o comício da candidata da extrema-direita francesa a serem atacados por manifestantes, sem que tivesse havido feridos.

A Frente Nacional (FN) reuniu perto de 4.000 pessoas numa sala de espetáculos fora da cidade, apesar das tentativas dos manifestantes de bloquearem os acessos, o que obrigou a polícia a utilizar dezenas de agentes das brigadas anti-distúrbios.

Os manifestantes queimaram pneus em estradas e auto-estradas de acesso ao local, e atacaram alguns dos autocarros que transportavam simpatizantes da candidata presidencial.

Alguns chegaram mesmo a ser detidos nas bermas, enquanto os autocarros foram pintados de branco, o que obrigou à atuação dos agentes anti-distúrbios.

A candidata de extrema-direita à presidência francesa, Marine Le Pen, disse este domingo querer fortalecer o Estado contra a imigração, a globalização e a União Europeia (UE), numa reunião em Nantes, marcada por protestos de opositores.

Aumentar o mandato presidencial de cinco para sete anos, privilegiar o acesso de franceses ao emprego público, combater a imigração com “dureza total” são vetores do discurso de Le Pen, em Nantes, marcado igualmente por críticas à comunicação social.

No sábado, da manifestação com mais de 2.000 resultaram uma dezena de feridos e algumas detenções.

Confrontos em manifestação contra visita de Marine Le Pen a Nantes

Os distúrbios começaram quando um grupo de militantes da extrema-esquerda começou a lançar “cocktails molotov” contra os agentes e a destruir mobiliário urbano, tendo a polícia respondido com o lançamento de gás lacrimogéneo.

Nantes acolhe há semanas grupos de extrema-esquerda que se opõem à construção de um aeroporto na periferia.

O noroeste da França é uma das zonas onde a FN tem piores resultados eleitorais, pelo que a cidade foi escolhida por Marine Le Pen para aí iniciar uma ronda de reuniões, a menos de dois meses das eleições presidenciais.

A líder direitista acusou o governo do presidente francês François Hollande de cumplicidade com os manifestantes, considerando tratar-se de uma “debilidade” do Estado.

Para Marine Le Pen, todos os presidentes de França, tanto de esquerda como de direita, reduziram a função à “insignificância” e entregaram o Estado aos “interesses do capital”.

“As forças financeiras avançam no nosso país e a UE não é mais que o seu cavalo de batalha”, disse a candidata, citando como exemplo a recente aprovação do tratado livre de comércio entre a UE e o Canadá.

Le Pen prometeu ainda alterar o tempo de mandato presidencial para sete anos, contra os cinco atuais, a fim de dar ao chefe de Estado “a autoridade e liberdade que não tem quando estão a pensar na reeleição”.

Disse ainda que, no mundo atual, é ela a mais bem colocada para representar França. “Como vão os outros falar com Donald Trump se não param de o criticar?”, acrescentou.

Le Pen criticou ainda os meios de comunicação social, acusando-os de ocultarem a verdade e favorecerem os outros candidatos, o que fez com que “perdessem o apoio dos franceses que preferem informar-se através da internet”.

A candidata prometeu ainda uma “dureza total” contra a imigração e reiterou o seu projeto de guardar os postos públicos para os franceses, ao mesmo tempo que prometeu reforçar as fr

Supporters of French presidential election candidate for the far-right Front National (FN) take pictures of a bus covered with white paint upon its arrival at the Zenith de Nantes venue ahead of her campaign meeting on February 26, 2017 in Saint-Herblain, western France.
Several buses carrying supporters of the far-right Front National (FN) party’s candidate have been targeted on the national road N137 by some 50 militants to protest againt her visit. / AFP / Martin Bertrand (Photo credit should read MARTIN BERTRAND/AFP/Getty Images)

onteiras e acelerar as expulsões.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora