O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, diz que as eleições para o novo líder do Partido Democrata “foram totalmente manipuladas”. Os democratas elegeram este sábado o conservador Tom Pérez como novo presidente do Comité Nacional do partido, mas Donald Trump considera que a eleição de Pérez foi uma exigência de Hillary Clinton e que o progressista Keith Ellison, apoiado por Bernie Sanders, “nunca teve hipóteses”.

O tipo do Bernie [Sanders], tal como o próprio Bernie, nunca teve hipóteses. Clinton exigiu Pérez”, escreveu Trump no Twitter. “A corrida para o presidente do DNC foi, obviamente, totalmente manipulada”, afirmou.

Para Donald Trump o processo de eleição do líder do Comité Nacional do Partido Democrata foi manipulado da mesma forma que as primárias democratas: de forma a prejudicar Bernie Sanders. Acabou por ser escolhido Tom Pérez, um advogado de ascendência hispânica e que teve o apoio mais direto do antigo vice-presidente dos EUA, Joe Biden. Para estimular a união interna no partido, o primeiro ato de Tom Pérez foi convidar Keith Ellison para ser seu vice-presidente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Democratas norte-americanos elegem Tom Pérez como seu novo líder

No sábado, logo após o anúncio, Donald Trump usou o Twitter para dar os parabéns a Pérez pela escolha para o cargo. “Parabéns a Thomaz Péres, que acaba de ser nomeado presidente do DNC. Não poderia estar mais contente por ele ou pelo Partido Republicano”, escreveu o presidente norte-americano, na sua conta pessoal na rede social.

Mas a conversa não ficou por ali e Tom Pérez respondeu a Trump, também através do Twitter. “Chame-me Tom. E não fique demasiado contente. Keith Ellison e eu, e os democratas unidos em todo o país, vamos ser o seu pior pesadelo”, escreveu o novo líder democrata, em resposta ao tweet de Trump.