A especiaria dos mil e um benefícios tem sido bastante popular na Índia nos últimos séculos, usada — além do seu propósito óbvio na culinária — no tratamento de inúmeras doenças de pele. São mesmo as suas qualidades que fazem do açafrão um ingrediente valioso e, atualmente, até bastante caro. Na saúde, estão comprovados os seus benefícios nas dores de cabeça, alergias, depressão, problemas digestivos, Alzheimer, Parkinson e outras doenças crónicas, para além de ajudar a melhorar a circulação sanguínea e a diminuir o colesterol. À lista, que parece infinita, o jornal The Telegraph acrescenta que beber chá de açafrão tem efeitos benéficos nos tratamentos de ansiedade e depressão.

E se o óleo de coco foi o ingrediente de 2015 e 2016, parece que o açafrão é, sem dúvida, o ingrediente do momento.

No cabelo, como desmaquilhante, no acne… O que é que o óleo de coco não faz?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quais são os benefícios na pele?

O açafrão é um polifenol com potentes propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, daí que seja usado na produção de muitos produtos de beleza. Na Índia e na China é comum misturar açafrão com leite antes de festas importantes, como o casamento, para dar um brilho intenso à pele. Entre os seus muitos benefícios, destacamos alguns:

  • Acne. As suas propriedades anti-bacterianas e anti-sépticas ajudam a reduzir as inflamações de acne, a limpar cicatrizes e a diminuir a oleosidade proveniente das glândulas sebáceas.
  • Brilho. Tem propriedades que ajudam a trazer de volta o brilho perdido devido à poluição, mudanças de temperatura, radicais livres e muitos outros fatores que deixam a pele baça e macilenta.
  • Hidratação e iluminação. O açafrão é um dos ingredientes mais populares para melhorar a pele no que toca a iluminação e hidratação, devido às várias vitaminas que traz, como A, C e B. Com o uso regular, melhora a circulação sanguínea, nutre e ilumina a tez. Além disso, a sua capacidade para absorver a humidade faz com que tenha bons resultados na pele seca e “rachada”.
  • Anti-envelhecimento. Por ter propriedades esfoliantes, é eficaz nas rugas e nas linhas finas. Em cremes e máscaras faciais, torna-se um potente ingrediente anti-envelhecimento.
  • Olheiras. O Açafrão aumenta a irrigação sanguínea (ou seja, traz mais oxigénio à superfície da pele) pelo que, em cremes ou máscaras de olhos, ameniza os círculos escuros ao redor dos olhos.

Na fotogaleria conheça alguns produtos que são feitos à base desta especiaria milenar. E fica a dica: se quiser pesquisar por este ingrediente nos seus produtos, terá de procurar por palavras como curcuma longa, tumeric ou turmeric.