Os 52 elementos da Força Especial de Bombeiros (FEB) que combateram os incêndios florestais no Chile durante duas semanas vão ser esta quarta-feira homenageados pelo Governo durante as cerimónias do Dia da Proteção Civil. A homenagem aos ‘canarinhos’, como são conhecidos estes bombeiros, vai ser feita pelo primeiro-ministro, António Costa, e pela ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, por ocasião do Dia da Proteção Civil, que se assinala esta quarta-feira com uma cerimónia na Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), em Carnaxide.

Os 52 bombeiros portugueses fizeram parte de uma força da União Europeia que, entre 27 de janeiro e 12 de fevereiro, combateram incêndios no Chile, dando resposta a um pedido de assistência internacional apresentado pelas autoridades chilenas no quadro do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.

Durante a cerimónia vão ser também condecorados o Exército, a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) e a Direção Geral da Autoridade Marítima (DGAM), com a medalha de mérito de proteção e socorro, grau ouro, distintivo laranja, pelo “relevante papel que desempenham no Sistema Nacional de Proteção”, explica a ANPC, em comunicado. O Dia da Proteção Civil, que se assinala todos os anos a 01 de março, foi instituído, mundialmente, pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC) e, em Portugal, foi criado por despacho ministerial.

Este ano foi escolhido o tema “Proteção Civil Preventiva e Descentralização” para destacar “o papel do patamar preventivo nos diferentes níveis territoriais” e realçar “a necessidade de melhorar o conhecimento sobre os riscos, de implementar sistemas de monitorização e aviso à população e de envolver os cidadãos numa cultura de segurança”, além de estimular a sua participação e a ideia de que “a proteção civil é uma responsabilidade de todos e para todos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR