O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu nesta quarta-feira um “Aviso Amarelo” devido à previsão de vento e agitação marítima em sete ilhas do arquipélago dos Açores na sexta-feira Segundo o IPMA, as cinco ilhas do grupo central — Faial, Pico, Terceira, São Jorge e Graciosa — estão sob “Aviso Amarelo” para agitação marítima entre as 17h00 e as 22h00 locais de sexta-feira (mais uma hora em Lisboa), prevendo-se ondas de noroeste/oeste.

Para estas cinco ilhas, o IPMA emitiu também um “Aviso Amarelo” para vento, com direção de noroeste, que vigora entre as 08h00 e as 17h00 locais de sexta-feira. Já no grupo ocidental, ilhas das Flores e do Corvo, o “Aviso Amarelo” para agitação marítima, com ondas de oeste, mantém-se entre as 11h00 e as 22h00 de sexta-feira. Segundo a delegação regional dos Açores do IPMA, a emissão do aviso deve-se “a uma intensificação da corrente de oeste vai causar um agravamento do estado do tempo”.

O “Aviso Amarelo”, o terceiro de uma escala de três, significa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica. O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda à população que consolide telhados, portas e janelas e “corte ou pode as árvores próximas em risco de queda”.

A Proteção Civil aconselha, ainda, o reforço das amarrações das embarcações, especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas e não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos ou passeios à beira-mar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR