A margem esquerda do Rio Paiva, no concelho de Arouca (Aveiro) guarda uma preciosidade da natureza. Ao longo de oito quilómetros, ao som da corrente do rio e do vento, os Passadiços do Paiva serpenteiam um santuário natural dominado pela água, pelos cristais de quartzo e por algumas das espécies mais raras da Europa. No entanto, este recanto entre as praias fluviais do Areinho e de Espiunca foi por duas vezes assolado por incêndios de grande dimensão que destruíram o percurso e puseram em causa a sobrevivência deste Património Geológico da Humanidade reconhecido pela UNESCO. Entre um e outro incêndio, o galardoado fotógrafo Joel Santos filmou o que resta deste parque geológico”. E divulgou o resultado final esta semana.

Ziguezagueando junto ao rio Paiva, os Passadiços de Paiva são “uma viagem pela biologia, geologia e arqueologia que ficará, com certeza, no coração, na alma e na mente de qualquer apaixonado pela natureza”. O vídeo, filmado com um drone DJI Phantom 4 e um DJI Inspire 1 Pro, mostra um manto de nevoeiro recorda esses incêndios de 2015 e 2016. E mostra também a zona, entretanto destruída e em reconstrução, dos troços mais íngremes dos passeios de madeira. Tudo ao som de “Running in The Dark”, uma canção da Swan Productions.

Pode encontrar o vídeo neste link. Para conhecer melhor o trabalho de Joel Santos, considerado o melhor fotógrafo de viagens de 2016 e entrevistado pelo Observador no artigo em baixo. E pode também aceder ao site do artista e à sua página do Facebook.

O melhor fotógrafo de viagens do mundo é português. Eis 28 dos seus olhares

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR