Donald J. Trump está entre as personalidades e organizações propostas para o Nobel da Paz 2017. A informação foi avançada esta quinta-feira pelo Instituto Nobel, que assegurou ter recebido um número quase recorde de propostas: nada mais do que 318 indivíduos e organizações.

Na prática, a identidade dos candidatos é em princípio mantida secreta, mas os seus patrocinadores — deputados e ministros de todos os países, antigos laureados, diversos professores universitários — podem anunciar publicamente o nome do proposto, sob a reserva de que o seu dossiê seja aceite pelo comité.

Donald Trump surge nesta lista depois de ter sido apoiado por um compatriota com identidade ainda desconhecida, mas que pretende ver reconhecida a sua “ideologia de paz pela força”.

Em contrapartida, a União Americana para as Liberdades Civis (ACLU), que tem criticado a atuação do novo Presidente norte-americano, também é citada, assim como o Papa Francisco, “um dos raros a desafiar Donald Trump”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Neste leque constam ainda os “capacetes brancos” sírios, Jacques Chirac, antigo Presidente francês, o ‘blogger’ saudita detido Raef Badaoui, Edward Snowden, que revelou a amplitude da vigilância eletrónica pela Agência Nacional de Segurança (NSA), dos Estados Unidos, e o Presidente russo, Vladimir Putin.

O Instituto Nobel precisou que as candidaturas se distribuem entre 215 indivíduos e 103 organizações, o número mais elevado da história mais que centenária do prémio, depois de 2016, ano em que se registaram 376 candidaturas.

O comité Nobel deverá anunciar a sua escolha em 6 de outubro.Em 2016, o galardão foi atribuído ao Presidente colombiano Juan Manuel Santos, pelos seus esforços de paz num país assolado por um conflito com mais de meio século.