O Presidente da Venezuela Nicolás Maduro afirmou na quarta-feira estar a analisar “coisas muito preocupantes” do discurso do seu homólogo norte-americano Donald Trump manifestando-se surpreendido pela sua iniciativa de agir contra o narcotráfico. “Estive a assistir ao discurso do Presidente Donald Trump (…), a ver cada pormenor do que disse. Ainda estou a analisá-lo, mas disse coisas muito preocupantes (…). Pela primeira vez ouço um Presidente dos Estados Unidos a falar da luta contra o narcotráfico num aspeto fundamental que é curar os consumidores”, disse, durante um ato transmitido em simultâneo e de forma obrigatória pela rádio e televisão.

Maduro considerou ainda “muito interessante” que Donald Trump tenha reconhecido a existência desse “problema de saúde pública”. “É a base para acabar com o narcotráfico no mundo, não só nos Estados Unidos (…) também têm que fazer [isso] na Europa”, frisou.

Por outro lado, o chefe de Estado venezuelano assinalou que existem diferenças relativamente a Trump, mas que o Governo de Caracas quer ultrapassá-las por via do diálogo, lançando um apelo ao Presidente dos Estados Unidos para que consolidem as relações bilaterais com base nomeadamente no respeito pela soberania dos dois países.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR