A denúncia é do Sindicado dos Jornalistas. No começo do mês a Autoridade para as Condições do Trabalho promoveu uma “ação inspetiva” na RTP (em Lisboa e no Centro de Produção Norte) e terá identificado “dezenas de falsos recibos verdes”. “Durante dois dias, 1 e 2 de março, 26 inspetores estiveram na sede da Rádio e Televisão de Portugal e também no Centro de Produção Norte. Dezenas de jornalistas falsos recibos verdes foram detetados e inquiridos durante a ação”, lê-se no comunicado do sindicato.

O comunicado acrescenta que os inspetores da Autoridade para as Condições do Trabalho se reuniram com o Conselho de Administração da estação pública. Agora, o Sindicato dos Jornalistas pede que a Administração (presidida por Gonçalo Reis) promova junto do Governo uma solução que ponha termo a esta “flagrante ilegalidade”.

“O Sindicato dos Jornalistas está atento ao desenrolar de todo este processo e apela à máxima transparência, para que seja encontrado um caminho que, repondo a legalidade, atente simultaneamente na justiça e no equilíbrio entre os trabalhadores do serviço público de rádio e de televisão”, acrescenta ainda um comunicado onde o sindicato garante que vai prestar “o apoio jurídico que for necessário” aos seus associados na situação de falsos recibos verdes.

Por fim, o Sindicato dos Jornalistas diz esperar que a ação inspetiva da Autoridade para as Condições do Trabalho se estenda “urgentemente” a outros órgãos de comunicação social, públicos e privados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR