“Fui violada, fui vítima de abuso sexual em criança e fui despedida por não ter dormido com o meu chefe”. A revelação chocante foi feita por Jane Fonda no decorrer de uma entrevista conduzida pela atriz Brie Larson — que já interpretou uma personagem vítima de abuso sexual no filme “O Quarto” –, publicada na revista The Edit. Aos 79 anos, a atriz e guru do fitness confessou ter sofrido às mãos da “natureza patriarcal” da indústria do entretenimento.

© Captura de ecrã da entrevista na revista The Edit

Filha do lendário ator Henry Fonda e da socialite Frances Ford Seymour, que viria a cometer suicídio quando a filha era ainda uma adolescente, Jane ascendeu à fama nos anos 1960 e, durante muito tempo, foi vista como uma sex symbol. Foi também casada durante 20 anos com o magnata dos media, Ted Turner, até se divorciarem em 2001.

Agora, já no terceiro ato da sua vida, a atriz revela ter sido violada e admite que, à data, pensou que a culpa era sua. “Sempre pensei que a culpa era minha, que tinha feito ou dito algo que não devia.” Fonda, também ela uma reconhecida feminista, disse ainda conhecer raparigas que são violadas sem se aperceberem disso. “Elas pensam ‘deve ter sido porque eu disse não da forma errada'”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No decorrer da conversa com Brie Larson — que se recusou a bater palmas quando entregou o Óscar de Melhor Ator a Casey Affleck, acusado de abuso sexual em 2010 –, a atriz de 79 anos admitiu ainda que foram precisos 60 anos para finalmente saber como defender-se.

© Captura de ecrã da revista The Edit

Sobre o poder de dizer “não”, Jane Fonda deu a entender que se alguém lhe oferecesse alguma coisa, ela aceitava sem hesitar. “Aceitei papéis que não eram certos para mim e houve quem se aproveitasse de mim. Eu não sabia como defender-me. Se fosse hoje, diria ‘não’. Se ao menos eu soubesse o que sei hoje”.