Numa altura em que os fabricantes automóveis anunciam novas descobertas a um ritmo cada vez mais vertiginoso, um agente da polícia de Indiana, nos Estados Unidos da América, aproveitou para recordar uma das tecnologias de segurança mais importantes nos automóveis de hoje em dia, mas que parece cada vez mais votada ao esquecimento.

Ora, pense lá no assunto. Consegue adivinhar qual é? Agora faça play, que o agente da polícia John Perrine tem a resposta na ponta da língua:

The often forgotten, incredible safety feature that is standard on all vehicles…#SafetyTip #TheMoreYouKnow

Posted by John Perrine – Indiana State Police Indianapolis District on Friday, February 24, 2017

Neste vídeo com algum humor, mas também com um certo sarcasmo, o agente da autoridade recorda que, junto ao volante, existe uma pequena haste que é “verdadeiramente incrível”, que “tem o nome de sinal de mudança de direcção”, ainda que, “para ser accionada, exija que largue que o seu café ou telemóvel”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Brincadeira ou não, a verdade é que o vídeo publicado por Perrine já se tornou viral, com mais de 14 milhões de visualizações. Se calhar, pelo facto de muitos de nós nos revermos neste “esquecimento”…

Aliás, para os mais “esquecidos”, basta recordar que o mais recente estudo da Prevenção Rodoviária Portuguesa acerca da prática de fazer ou não “pisca” concluiu que, das 1.242 observações realizadas a condutores em 11 cidades portuguesas, tendo por base uma amostra em que 895 dos condutores eram homens e 347 mulheres, apenas pouco mais de metade (53,8%) não se esqueceu de assinalar a mudança de direcção.

Em termos de sexo, as mulheres accionaram mais vezes o pisca que os homens (60% contra 51%), sendo que, em ambos os casos, é mais frequente “meter o pisca” quando se vira à esquerda (62% das mulheres e 55% dos homens), do que quando se vira à direita (58% das mulheres e – atenção! -apenas 46% dos homens).

Perante estas conclusões, e uma vez visionado o vídeo do agente Perrine, resta-nos convidar o leitor a utilizar mais vezes o dispositivo de segurança que se encontra à sua disposição através da pequena haste, junto ao volante do concentrado de tecnologia de ponta que é o seu e todos os automóveis que circulam hoje em dia nas nossas estradas.