Oito canções disputam este domingo a final do Festival da Canção, num espetáculo que decorrerá no Coliseu de Lisboa e será transmitido pela RTP, a televisão pública portuguesa, que comemora 60 anos.

A final terá transmissão a partir das 21:15 e tem prevista a presença do ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, contando com atuações de Jorge Benvinda (Virgem Suta), Lena d’Água, Pedro Gonçalves, Salvador Sobral, Fernando Daniel, Celina da Piedade, Deolinda Kinzimba e do trio Viva La Diva.

A canção vencedora – que reunir o maior número de votos do público e do júri regional – vai representar Portugal no Festival da Eurovisão da Canção, em maio, na Ucrânia.

A 51.ª edição do Festival da Canção foi apresentada pela RTP como uma “janela renovada” para compositores e intérpretes portugueses, com as canções candidatas a serem transmitidas em direto em duas noites de eliminatórias, perante um júri presidido por Júlio Isidro.

A RTP convidou músicos como Rita Redshoes, Luísa Sobral, Samuel Úria, Pedro Silva Martins, dos Deolinda, e Nuno Gonçalves, dos The Gift, que compuseram para outras vozes.

As canções finalistas são “Gente Bestial” (Jorge Benvinda), “Don’t walk away” (Pedro Gonçalves), “Eu nunca me fui embora” (Lena d’Água), “Amar pelos dois” (Salvador Sobral), “Poema a dois” (Fernando Daniel), “Primavera” (Celina da Piedade), “O que eu vi nos meus sonhos” (Deolinda Kinzimba) e “Nova Glória” (Viva la Diva).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR