Histórico de atualizações
  • E é tudo de Alvalade e do Sporting-Vitória. Antes de me despedir, deixo-lhe o que ler: a crónica do jogo. Até mais!

    Entre Dost e Alan Ruiz o Marega meteu a colher

  • DECLARAÇÕES. Pedro Martins (treinador do V. Guimarães)

    “Foi uma primeira parte muito bem jogada de parte a parte, onde tivemos saídas com qualidade, mas não decidimos bem no último terço. Na segunda parte houve mais equilíbrio e acabamos por fazer um golo e empatar — quando não é fácil marcar em Alvalade, como calculam. Na minha opinião é um resultado justo. Dentro do balneário falámos que podíamos sair daqui com pontos ou até com a vitória — e tivemos de facto oportunidades para isso. Falhou-nos o último terço.”

  • DECLARAÇÕES. Jorge Jesus (treinador do Sporting)

    “Faltou ter mais qualidade para ganhar a uma equipa com boa qualidade, que é o Vitória de Guimarães. Já no lançamento do jogo tinha dito que íamos dividir o jogo contra uma boa equipa. Foi isso que aconteceu. O Sporting esteve melhor na primeira parte, com melhor qualidade ofensivamente. Na segunda parte a equipa do V. Guimarães acabou por fazer um golo num ressalto que beneficiou o lateral direito, mas na segunda parte não fomos uma equipa que comandasse o jogo, com posse de bola. Fizemos uma primeira parte muito boa, os primeiros 35 minutos foram de grande qualidade. A ganhar por 1-0, pensava que a equipa poderia manter a mesma qualidade de jogo. Com as saídas de Alan Ruiz e Bruno César ganhámos posicionamento defensivo mas perdemos alguma qualidade na circulação e posse de bola, o que fez com que o jogo começasse a ficar mais equilibrado.”

  • FIM DO JOGO. Sporting empata (1-1) com V. Guimarães

    Contas feitas, o líder Benfica está a 12 pontos após este empate. E o FC Porto, claro, tendo menos um ponto que o Benfica, a 11. Quer isto dizer que se o título era praticamente uma miragem, o apuramento direto para a Liga dos Campeões também o é. O Sporting foi ligeiramente superior ao Vitória na parte final do primeiro tempo e chegaria aí ao golo. Na segundo parte, e com Pedro Martins a colocar — citando Quinito — “a carne toda no assador”, o Vitória chegaria ao empate por Marega… que não marcava um golo desde outubro.

  • É o tudo por tudo de Jesus: sai Bryan Ruiz e entra Luc Castaignos.

  • GOOOLO! Empata (1-1) o Vitória (Marega, 76')

    Josué, o central Josué, qual Mats Hummels!, subiu meio-campo do Sporting fora, entregou a bola em Hernâni à entrada da área, este tentou segurá-la no pé esquerdo mas, sem querer, o que conseguiu foi desmarcar Rafael Martins nas suas costas — que eram também as da defesa do Sporting. Depois, Martins cruzou recuado e Marega, sem marcação, rematou de primeira e cruzado, sem hipótese de defesa para Patrício.

  • Pedro Martins vai jogar com dois pontas-de-lança: Marega e Rafael Martins. O segundo acabou de entrar para o lugar de Hurtado, um extremo.

  • Quatro toques, apenas quatro. 1) Joel Cambell deixou a bola em Gelson na esquerda — depois, Campbell começou a correr na direção da área –; 2) Gelson desmarcou Bryan Ruiz nas costas da defesa do Vitória, quaaaaase no límite do fora-de-jogo; 3) Bryan cruzou recuado para a entrada da área; 4) quem entretanto lá chegou (leia-se: à entrada da área) foi o costa-riquenho Campbell, que rematou de primeira com o pé esquerdo, um remate que passou um palmo ao lado do poste direito de João Miguel Silva.

  • E responde JJ à substituição de Martins: sai Bruno César e entra Palhinha; Alan Ruiz dá a vez a Joel Campbell.

  • Pedro Martins é o primeiro a baralhar e voltar a dar, trocando de extremos: sai Sturgeon e entra Raphinha.

  • Veja ou reveja o golo de Ruiz:

  • E volta a rrrolar a bola!

    É Hurtado quem primeiro toca a bola. Sai o Vitória a jogar…

  • INTERVALO. Sporting vai vencendo (1-0) Vitória

    O Vitória foi a Alvalade jogar sem temores (só avançados são quatro, alguns deles autênticos “velocistas”) e começou por deixar o Sporting com o credo na boca no que a defender diz respeito. Ocasiões de golo, essas, não há tantas assim para contar de parte a parte. O Vitória teve uma e o Sporting outra. O Sporting aproveitou-a, o Vitória não. Mas não se vá já embora: a segunda parte que aí vem (se for tão disputava e veloz quanto esta primeira) vai ter emoção até final.

  • GOOOLO! 1-0 para o Sporting (Alan Ruiz, 35')

    À esquerda, Esgaio cruza longo para a área, Bas Dost surge nas costas de Josué ao segundo poste, não cabeceou na direção da baliza, amorteceu para trás — e, assim, enganou toda a defesa do Vitória –, onde Alan Ruiz surgiu a rematar de primeira com o pé direito (que até é o pé “cego” neste canhoto) para o golo.

  • Pobre, pobre Esgaio esta noite. O apoio defensivo que tem é o de Bryan Ruiz (Bruno César joga mais ao centro, na posição que é habitualmente ocupada por Adrien), o que é o mesmo que dizer que não tem apoio nenhum. Pela frente, Esgaio tem apanhado Bruno Gaspar e Hernâni. Sobretudo Hernâni — para quem o relvado é sobretudo uma pista de tartan e jogar diante dos “grandes” é quase a final olímpica dos 100 metros. Quando este surge frente a frente com Esgaio — ou quando é desmarcado por Gaspar nas costas deste –, tem sido um-ver-se-te-avias para a defesa do Sporting.

  • É a primeira ocasião de golo em Alvalade. E é para o Vitória. Estranho? Não. É que na frente Pedro Martins colocou de início Marega, Paolo Hurtado, Sturgeon e Hernâni. Ou seja, este Vitória é tudo menos de “retranca” e cedo demonstrou ao que veio: veio para vencer. E quando sai em contra-ataque, o Vitória sai veloz. Como agora. Marega descobriu (o maliano encontrava-se ainda antes do meio-campo) Hurtado na esquerda com um passe a “rasgar”, o peruano foi ganhando metros atrás de metros, sempre veloz, ultrapassou Schelotto, mudou a bola de flanco, à direita estava Hernâni, que ajeitou a “menina”, puxou da canhota atrás e… aqui vai disto. O remate foi forte, coladíssimo, mas o guarda-redes do Sporting reagiu a tempo, esticou-se todo e desviou a bola rente, rentinha ao poste esquerdo.

  • E rrrrrola a bola em Alvalade!

    William toca para trás, para Bruno César. Sai o Sporting a jogar…

  • Por fim, quem joga no V. Guimarães

    João Miguel Silva; Bruno Gaspar, Josué, Pedrão e Konan; Celis, Zungu, Sturgeon, Hurtado e Hernâni; Marega.

  • Primeiro, os da casa: eis o XI do Sporting

  • Ora viva, muito boa noite! Começa aqui o liveblog do Sporting-V. Guimarães. Olhos do relógio, faltam já poucos minutos para a “redondinha” começar a rolar, e é altura de lhe dizer quem vai daqui a nada subir ao relvado do estádio José Alvalade, em Lisboa.

1 de 1