Os credores não têm outra alternativa senão chegarem a um acordo com o Governo grego, avisou este domingo o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, salientando que a Europa “não necessita” de mais instabilidade.

“Pessoalmente não vejo algum impasse nas negociações”, disse Tsipras ao semanário Documento.

“Um regresso à incerteza não é a escolha mais inteligente, sobretudo quando a Europa está a fazer face a importantes desafios”, salientou.

O primeiro-ministro grego afirmou ainda que o programa de resgate financeiro à Grécia, o terceiro desde 2010, fracassaria caso caísse o Governo que lidera.

Salva da bancarrota no início da década, a Grécia está atualmente envolvida no terceiro resgate de assistência financeira, o qual se iniciou no verão de 2015 e terminará a 20 de agosto de 2018, tendo os credores emprestado 86 mil milhões de euros ao país.

A Grécia voltou na terça-feira a negociar com os seus credores, União Europeia (UE) e Fundo Monetário Internacional (FMI) na tentativa de sair da crise.

“Uma rutura nas negociações levaria o país a eleições e ao colapso” do programa de ajuda financeira, advertiu o primeiro-ministro grego.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR