A presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Isabel dos Santos, vai reunir-se com os presidentes de algumas das maiores companhias petrolíferas mundiais, em Huston, Estados Unidos, para “avaliar futuras oportunidades e reforçar relações de cooperação”.

Segundo um comunicado divulgado esta terça-feira, os encontros com responsáveis, designadamente da Chevron, ExxonMobil, Total, Grupo BP e Statoil, para “avaliar futuras oportunidades e reforçar relações de cooperação”, decorrerão durante a CERAWeek, uma plataforma internacional de discussão na área da energia. Isabel dos Santos é esta terça-feira a oradora convidada no painel ‘Transforming Global E&P’ da CERAWeek, que decorre até sexta-feira.

Na sua intervenção, segundo o comunicado, Isabel dos Santos vai partilhar as transformações que tem feito na Sonangol para a “otimização do desempenho financeiro e operacional da empresa”. A empresa angolana entrou em processo de reestruturação, após a posse, em junho de 2016, de Isabel dos Santos como presidente do Conselho de Administração, tendo chegado ao final desse ano com uma dívida total à volta de 9.000 milhões de euros.

Sobretudo concentrados na banca, energia e telecomunicações, os investimentos da empresária angolana em Portugal incluem posições na operadora de telecomunicações NOS, no banco BIC, na Efacec, na Galp e na empresa de comunicações via satélite Upstar, a que se juntam investimentos imobiliários que Isabel dos Santos terá no país a título pessoal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR