Depois de uma cirurgia que durou várias horas, veterinários da Universidade de Chulalongkorn retiraram um total de 915 moedas que tinham sido engolidas por uma tartaruga na Tailândia. O animal encontra-se em recuperação para depois ser libertado no mar.

A tartaruga de 25 anos vinha comendo várias moedas que os turistas atiram para uma lagoa na esperança de realizarem algum desejo. A verdade é que os desejos de cada um estavam a ser engolidos por esta tartaruga que surpreendeu os médicos. “É difícil imaginar como é que ela engoliu um número tão grande de moedas”, comentou Pasakorn Brikshavana, médico veterinário que esteve presenta na operação da tartaruga, ao Bangkok Post. “Nunca vi nada igual”, conclui o veterinário.

Fotografias publicadas no Facebook da universidade mostram a equipa médica a segurar um cesto cheio de moedas que foram retiradas do interior no animal. Os veterinários tiveram de anestesiar a tartaruga e cortar a carapaça para conseguirem realizar a operação ao estômago da tartaruga que, depois do episódio caricato, foi chamada de Om Sin (Porquinho Mealheiro).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Tabuleiro com as moedas retiradas do interior da tartaruga. No total, são cerca de 5kg de moedas

Nantarika Chansue, veterinária que também participou na operação da tartaruga, disse ao portal de notícias Khaosod English que encontraram moedas “tanto no estômago como nos intestinos” de Om Sin. Sem a operação, a tartaruga “não seria capaz de comer ou defecar e acabaria por morrer mais cedo ou mais tarde”, conclui a veterinária.

Om Sin está em fase de recuperação para, mais tarde, quando estiver completamente recuperada, ser devolvida ao oceano.