O tão aguardado projeto que visa substituir o Obamacare nos Estados Unidos foi apresentado, esta segunda-feira, pelos republicanos. Em traços gerais, e confirmando aquelas que tinham sido as indicações já dadas, os republicanos sugerem que se acabe com os subsídios estatais em função dos rendimentos e se introduzam, ao invés disso, créditos fiscais, ou seja, deduções, em função da idade.

Este plano que vai substituir o Affordable Care Act, ou Obamacare, acaba ainda com as multas atualmente previstas para quem não contrata um seguro de saúde. Mas há, pelo menos, dois aspetos que os Republicanos pretendem manter: as seguradoras continuam a estar proibidas de negar um seguro de saúde a um cidadão por causa do seu historial clínico e os pais podem estender a cobertura do seu seguro aos filhos até aos 26 anos.

A apresentação deste projeto é um passo importante, mas será caso para dizer que ainda a “procissão vai no adro”, pois dentro do próprio partido Republicano há quem não esteja de acordo com a substituição do Obamacare por este novo modelo de saúde, por considerar que deixará milhões de norte-americanos de fora.

Lembre-se que Donald Trump — que considera o Obamacare “uma catástrofe” — prometeu, desde o início da sua campanha, reformar a saúde assim que chegasse à Casa Branca, baseando o modelo no “mercado livre”. Desde 2010, ano em que o Obamacare foi implementado, que o Partido Republicano tem tentado deitá-lo abaixo, com mais de 50 tentativas no Congresso.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR