O Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou na noite de segunda-feira o “compromisso inabalável” dos Estados Unidos para a segurança do Japão e da Coreia do Sul, segundo um comunicado da Casa Branca.

O Presidente Trump afirmou o compromisso inabalável dos Estados Unidos nas costas do Japão e do Coreia do Sul, face à grave ameaça colocada pela Coreia do Norte”, refere o comunicado, algumas horas depois de novos lançamentos de mísseis pelo regime de Pyongyang.

O Presidente norte-americano falou separadamente com o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe e com o Presidente interino da Coreia do Sul Hwang Kyo-Ahn após o lançamento de quatro mísseis por Pyongyang na segunda-feira.

O primeiro-ministro japonês Shinzo Abe anunciou na segunda-feira que três dos quatro mísseis que a Coreia do Norte lançou na segunda-feira caíram em águas controladas pelo Japão.

“A Coreia do Norte lançou hoje [segunda-feira] quatro mísseis balísticos quase em simultâneo. Os mísseis voaram cerca de 1.000 quilómetros. Três deles caíram na Zona Económica Exclusiva do nosso país”, disse o primeiro-ministro japonês no parlamento.