Jaime Nogueira Pinto participa amanhã, quinta-feira, numa conferência sobre o mesmo tema que causou polémica na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa. Nogueira Pinto e André Ventura irão participar num debate sobre Donald Trump e o Brexit, organizado pela Associação Industrial Portuguesa (AIP) e pela Vida Económica e que terá lugar no Sala dos Presidentes da AIP, às 17h30. Uma sessão em que será ainda apresentado o livro “O Efeito Trump e o Brexit”, de Jorge Castela.

Recorde-se que a faculdade da Universidade Nova cancelou o evento “Populismo ou Democracia? O Brexit, Trump e Le Pen em debate”, organizado por estudantes ligados à Nova Portugalidade, para o qual o politólogo tinha sido convidado a participar.

O tema do debate, contudo, é mera coincidência, confirmou fonte da AIP ao Observador. Não foi marcado depois do polémico cancelamento da conferência na FCSH, “o debate já estava agendado antes”, garantiram.

FCSH cancela conferência de Jaime Nogueira Pinto

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Presidente da República também já comentou a polémica. Marcelo Rebelo de Sousa, esta quarta-feira, considerou “incompreensível” o cancelamento do evento na Universidade Nova e disse esperar um esclarecimento. “O Presidente da República é o guardião dos direitos constitucionais, entre eles a liberdade de expressão. Por isso, para mim é incompreensível uma decisão daquelas por parte de uma instituição pública, como é uma faculdade pública”, afirmou o chefe de Estado.

Marcelo espera um esclarecimento sobre cancelamento de conferência de Nogueira Pinto