Criada a expectativa com a apresentação do concept, a Honda guardou para o Salão Automóvel de Genebra, actualmente a decorrer, a sua novidade mais esperada dos últimos tempos: a nova geração Civic Type R. Desta feita, já na versão de produção e que, ao contrário do que normalmente acontece nas transições de protótipo para modelo a comercializar, surge praticamente intocada e com todo o encanto, potência e restantes argumentos do concept.

Mantendo o mesmo aspecto exterior deslumbrante que tantos corações conquistou ainda na forma de protótipo, o novo Civic Type R repete opções como a iluminação dianteira e traseira em LED, ou as jantes em liga leve de 20”, com pneus ContiSportContact de dimensões 245/30.

[jwplatform dVxd1y8l]

Já no capítulo da mecânica, mantém-se a opção pelo quatro cilindros 2,0 litros turbo, agora a debitar 320 cv de potência às 6.500 rpm e um binário máximo de 400 Nm entre as 2.500 e 4.500 rpm, acompanhado de caixa manual de seis velocidades. Do conjunto faz ainda parte um diferencial electrónico de deslizamento limitado, como forma de ajudar a manter o tracção dianteira no caminho certo, além de um sistema de travagem dianteiro da Brembo com discos de 18”, a acompanhar discos de 12” atrás. Disponível estará ainda um sistema de modos de condução com três opções: Comfort, Sport e R.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

9 fotos

Contactada pelo Observador, a filial portuguesa da Honda revelou-nos que o novo Civic Type R deverá chegar a Portugal no início do Verão, muito provavelmente em Julho, sendo que, neste momento, ainda não existem preços definidos para o mercado português. Segundo as mesmas fontes, “só lá mais para Abril, ou até mesmo Maio”.